Uns pensamentos perdidos

     Nem tão complicado assim

     Já há algum tempo o Lenormand parece estar sob os holofotes da fama, no universo dos oráculos e cartomancia. Há bem poucos anos, era um baralhinho esquecido na gaveta de muitos, ou mesmo visto pelos cantos dos olhos de quem torcia o nariz pra ele, como se fosse vulgar, ou relacionado a práticas pouco éticas entre magos do mal ou charlatães. Pelo menos era essa a minha impressão, quando eu mencionava essas cartas, na maior parte da minha vida. Volta e meia eu me via em alguma discussão com algum tarólogo "chique" que dispensava o "baralho cigano", ou o menosprezava, ou com alguma vizinha carola que freqüentava a igreja todo domingo e visitava uma cartomante uma vez por mês, mas "jamais" admitiria isso em público.
       De repente tudo começou a mudar e a impressão que tenho, é que o mundo descobriu (finalmente) o Petit Lenormand e, cada vez mais, as pessoas reconhecem seu valor. Até aqui, tudo é muito bacana, e eu, como cartomante, como professora, e principalmente como fiel apaixonada pelas cartas, só posso achar lindo.
      O que me impressiona, na verdade, é outra coisa. Formou-se um mundo paralelo, o mundo Lenormand: e nele habitam seres de todo tipo, distraídos com novos decks, muitos blogs, cartomantes famosos e anônimos, sites de consultas, selfies com um leque de cartas nas redes sociais e até guerras, das mais ferozes! E em meio a tudo isso... o que poderia ser simplesmente fantástico, a promoção da herança cultural de muitas famílias, o reconhecimento que o sobrenatural de "sobre" nao tem nada, e de "natural" tem muito, e a valorização do que diziam tantas tias e avós quando com as cartas nas mãos.... se transforma em uma louca corrida de quem sabe mais, quem complica mais e quem estudou mais história, artes, literatura, psicologia, baboseiras e claro, joga as cartas desde o mês passado desde a infância e, experts, agora anunciam cursos e mais cursos, com temas que vão desde a geometria oculta ou sagrada ou xamânica do papagaio da tia avó de Mlle Lenormand.... mas se atrapalha quando precisa explicar o que faz a carta dos Peixes num jogo sobre relacionamento. (deve ser interesse financeiro do sujeito, haha).
     Tenho visto surgir dos mais escuros recantos dos grupos de facebook  professores, ou melhor, Mestres, que ensinam as teorias mais loucas e rebuscam seus textos com palavras complicadas e dissertações aprofundadas sobre o porquê da saia curta da Criança no baralho de 1920 ter ressurgido em um deck de 2014 e isso agora transmuta o sentido profundo da carta, e a Criança cuja face se volta para esquerda, embora seu corpo se volte para a direita, na verdade olha pra cima quando influencia a carta abaixo dela e por isso não é apenas uma criança: ela é um ser das estrelas, alma de aura índigo que brilha em os demais e sua maturidade transforma o Caixão em uma carta super mega ultra positiva pois foi tocada por um pum encantado de um unicórnio alado. E se você não sabia disso, meu amigo, você está fora, e não é nem nunca será um expert.
      Nem pensar em questionar Tradição com um desses Mestres, a resposta sempre na ponta da língua  será que os tempos mudaram e não há espaço para antiguidades, hoje temos internet e wi-fi e acabaram de lançar um novo deck, lindíssimo, com uma carta extra para SMS e outra para o Internet... quem quer saber de Tradições? O Mestre que há 6 meses perguntava no grupo de facebook o que significa O Urso já vai começar uma turma nova.
     Há também os Mestres respeitados por seus 5.563 alunos já formados, ainda batendo o pé ao afirmar que Mlle Lenormand criou as cartas e um de seus sobrinhos (ela tinha mesmo muitos?!) as encontrou em um porão em 1893, já que ela havia previsto que alguém as encontraria, e deixou tudo organizado numa caixinha. E então eles tem o método para ler a saúde com 8 cartas, o método para saber como pensa o namorado com 13 cartas, o método para saber se o cachorro vai latir quando você passa com 19 cartas e mais uma extra, o corte e as cartas ocultas (ah, as cartas ocultas... ), e, Mesa Real, meu caro, é coisa muito complicada e melhor deixar para outro capítulo. Uma consulta com o mestre custa X sem a Mesa Real, mas se quiser com Mesa, então vira 5x - só que ele não lê a Mesa Real em consultas presenciais, apenas tiragens com seus métodos de 5, 9, 27 e 23 cartas (mais as ocultas e as extras). A Mesa Real ele faz por encomenda, e entrega por escrito em um arquivo com XYZX² páginas em que, acredite, ele diz a cor da calcinha que a Madonna vai usar no próximo show.
     Então para cada carta há um significado, para cada carta uma casa e para cada casa um significado e uma técnica, e se combinar as duas coisas há outra técnica e mais 40 camadas, sem falar no arquétipo, esterótipo, na fisiologia da bananeira e as páginas de um manuscrito raro que Mestre tem certeza que foram a real origem do conhecimento de Mlle Lenormand, lá no Egito.
    Método de distância? coisa para gente antiquada, que não sabe o que fazer da vida e fica desenterrando velharias...  Os Ratos são muito produtivos, especialmente quando estão no spa, não vamos esquecer, foi Mestre quem disse. E o mais legal de tudo? Mestre agora apresenta outros novos Mestres   e assim quando repetem alguma asneira ele pode dizer que não foi ele, mas um dos mestrinhos . 
    E ela nunca me disse que podia ser tão complicado assim... :(







2 comentários:

  1. Ninguém que mais dominar o básico, antes de partir para o avançado, então a cada passo à frente, dão dois pra trás!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto Karla!! Estudo ha 6 anos e estou construindo um blog agora. Realmente não é fácil rs concordo com você!

    ResponderExcluir