Já há algum tempo o Lenormand parece estar sob os holofotes da fama, no universo dos oráculos e cartomancia. Há bem poucos anos, era um baralhinho esquecido na gaveta de muitos, ou mesmo visto pelos cantos dos olhos de quem torcia o nariz pra ele, como se fosse vulgar, ou relacionado a práticas pouco éticas entre magos do mal ou charlatães. Pelo menos era essa a minha impressão, quando eu mencionava essas cartas, na maior parte da minha vida. Volta e meia eu me via em alguma discussão com algum tarólogo "chique" que dispensava o "baralho cigano", ou o menosprezava, ou com alguma vizinha carola que freqüentava a igreja todo domingo e visitava uma cartomante uma vez por mês, mas "jamais" admitiria isso em público.
De repente tudo começou a mudar e a impressão que tenho, é que o mundo descobriu (finalmente) o Petit Lenormand e, cada vez mais, as pessoas reconhecem seu valor. Até aqui, tudo é muito bacana, e eu, como cartomante, como professora, e principalmente como fiel apaixonada pelas cartas, só posso achar lindo.
O que me impressiona, na verdade, é outra coisa. Formou-se um mundo paralelo, o mundo Lenormand: e nele habitam seres de todo tipo, distraídos com novos decks, muitos blogs, cartomantes famosos e anônimos, sites de consultas, selfies com um leque de cartas nas redes sociais e até guerras, das mais ferozes! E em meio a tudo isso... o que poderia ser simplesmente fantástico, a promoção da herança cultural de muitas famílias, o reconhecimento que o sobrenatural de "sobre" nao tem nada, e de "natural" tem muito, e a valorização do que diziam tantas tias e avós quando com as cartas nas mãos.... se transforma em uma louca corrida de quem sabe mais, quem complica mais e quem estudou mais história, artes, literatura, psicologia, baboseiras e claro, joga as cartas
Tenho visto surgir
Nem pensar em questionar Tradição com um desses Mestres, a resposta
Há também os Mestres respeitados por seus 5.563 alunos já formados, ainda batendo o pé ao afirmar que Mlle Lenormand criou as cartas e um de seus sobrinhos (ela tinha mesmo muitos?!) as encontrou em um porão em 1893, já que ela havia previsto que alguém as encontraria, e deixou tudo organizado numa caixinha. E então eles tem o método para ler a saúde com 8 cartas, o método para saber como pensa o namorado com 13 cartas, o método para saber se o cachorro vai latir quando você passa com 19 cartas e mais uma extra, o corte e as cartas ocultas (ah, as cartas ocultas... ), e, Mesa Real, meu caro, é coisa muito complicada e melhor deixar para outro capítulo. Uma consulta com o mestre custa X sem a Mesa Real, mas se quiser com Mesa, então vira 5x - só que ele não lê a Mesa Real em consultas presenciais, apenas tiragens com seus métodos de 5, 9, 27 e 23 cartas (mais as ocultas e as extras). A Mesa Real ele faz por encomenda, e entrega por escrito em um arquivo com XYZX² páginas em que, acredite, ele diz a cor da calcinha que a Madonna vai usar no próximo show.
Então para cada carta há um significado, para cada carta uma casa e para cada casa um significado e uma técnica, e se combinar as duas coisas há outra técnica e mais 40 camadas, sem falar no arquétipo, esterótipo, na fisiologia da bananeira e as páginas de um manuscrito raro que Mestre tem certeza que foram a real origem do conhecimento de Mlle Lenormand, lá no Egito.
Método de distância? coisa para gente antiquada, que não sabe o que fazer da vida e fica desenterrando velharias... Os Ratos são muito produtivos, especialmente quando estão no spa, não vamos esquecer, foi Mestre quem disse. E o mais legal de tudo? Mestre agora apresenta outros
E ela nunca me disse que podia ser tão complicado assim... :(
Ninguém que mais dominar o básico, antes de partir para o avançado, então a cada passo à frente, dão dois pra trás!
ResponderExcluirAdorei seu texto Karla!! Estudo ha 6 anos e estou construindo um blog agora. Realmente não é fácil rs concordo com você!
ResponderExcluir